Quando o Threads foi anunciado, uma comoção aconteceu. Pessoas com visões distintas se apresentavam. O Twitter será destruído? O Threads aproveitará a herança que recebeu do Instagram?
De fato, é possível dizer que há algum sucesso em conseguir 30 milhões de usuários em apenas algumas horas.
Entretanto, isso não é o suficiente para que algo penetre do cotidiano das pessoas.
E é justamente sobre isso que falaremos hoje.
Associações
Uma rede social só tem resultados em médio e longo prazo se conseguir criar associações de utilização.
Por exemplo: quando você procura um emprego, dificilmente, o Instagram o auxiliará nisso. Você procurará o LinkedIn.
Mas, se você for ao restaurante, o LinkedIn não tem utilidade. Você postará no Instagram.
Se estiver acompanhando um jogo de futebol, a tendência é que você siga o evento e as publicações no Twitter.
Mas, quando você utilizará o Threads?

Uma base que não é sua
O Threads não nasceu de uma reinvindicação legítima de substituição ao Twitter. Se fosse, as pessoas sairiam do Twitter rumo à nova rede.
Ao contrário, as pessoas que visitaram o Threads eram usuários do Instagram, em sua grande parte.
Isso significa que, por mais que as pessoas tenham baixado o aplicativo, nada tinham de associações sobre como usar o programa.
Ou seja, em poucos dias, essas pessoas começarão a fazer o que sempre faziam, seguindo as associações existentes.

É justamente esse o movimento que vemos no gráfico de tendências de pesquisa. Veja que não houve nenhuma mudança no comportamento do Twitter.
A verdade é que as pessoas não sabiam (e ainda não sabem) o que fazer com o Threads.
O futuro
Se o presente não parece ser muito promissor, isso não significa que a rede está relegada ao fracasso.
Há, ao menos, duas possibilidades que podem mudar o futuro do Threads.
Substituição ao Twitter
Por mais que esse não seja o objetivo inicial, a rede azul sempre está envolvida em alguma controvérsia. Em algum momento, uma nova polêmica pode ser suficiente o bastante para levar pessoas que, de fato, tenha associações diárias com a rede.
Nesse caso, se a migração for constante e crescente, as demais pessoas se sentirão convidadas a também ingressar, a fim de obter os mesmos resultados de suas associações anteriores.
Criação de novas associações
As pessoas (ou a própria rede) podem induzir a criação de novas associações. Imagine que a rede fique conhecida por ser usada por assuntos profissionais (como é o reddit) ou por músicos que queiram divulgar seu trabalho. Em ambos casos, o Threads conquista suas primeiras associações.
Vale lembrar que uma rede social não possui apenas uma delas, mas dezenas.
Por exemplo, veja quantas situações faz com que você queira usar o Instagram:
- se sentindo bonita(o);
- se sentido feliz;
- se sentindo triste;
- querendo diversão;
- querendo ver como outras pessoas estão.
Esses pequenos exemplos mostram que quanto mais associações uma rede tem, maior é a tendência que as pessoas passem muito tempo utilizando.
Ao mesmo tempo, quanto menos associações existentes, mais nichada é a rede. Por mais que eu e muitas pessoas passem bastante tempo no LinkedIn, boa parte dos usuários só lidam com a rede em momentos-chave, como promoções e demissões.
O Branding e as associações
Já notou que há momento certo para tomar Coca ou Guaraná Antártica? É comum que a primeira seja ligada à feijoada enquanto a última à pipoca.
Mas a associação entre Pipoca e Guaraná é ainda mais interessante. Ela foi trabalhada intencionalmente.
Em 2020, veja a propaganda protagonizada por Manu Gavassi:
Por outro lado, é possível dizer que uma associação tão recente não seria efetiva, já que as pessoas comem pipoca há muitas décadas.
E isso está certo.
Entretanto, a associação foi criada quase 30 anos antes.
A empresa lidou de forma brilhante ao relembrar associações em um público mais velho ao mesmo tempo que criava novas no público mais novo.
O exemplo mostra que não só é possível como é altamente recomendável que as equipes de marketing entenda quais são as associações que desejam criar.
Há várias marcas, entretanto, que falham muito nesse momento. Em cada ‘campanha’, elegem novos tópicos e formas de se comunicarem, sem criarem uma associação que seja, de fato, efetiva e duradoura.
Aqui, a conclusão para o Threads é simples: mais do que copiar features restantes do Twitter, é fundamental criar associações de uso ao aplicativo. Caso contrário, morrerá e será sepultado no mesmo cemitério de dezenas de outras marcas.